hernia-de-disco

Entrevistas na televisão sobre hérnia de discos causando dor nas costas

Dr. Gilberto na T.V.

HERNIA de DISCO: o que é, causas, tratamento sem cirurgia é rápido? tem cura?

Hérnia de Disco: 9 entre 10 não precisam de cirurgia… Pode afetar o desempenho sexual… Exercícios podem piorar a herniação… Tratamento sem cirurgia, totalmente eficaz e pode ser rápido… Como se forma e o que é … O que a pessoa sente (sintomas)…

Estas e muitas outras dúvidas são explicadas nesta página. É uma página extensa, mas o tema é importante e requer aprofundamento nas explicações. Então, separe um tempo e leia atentamente, isto lhe ajudará a desmistificar muitos assuntos sobre hérnia de disco.


PARA ENTENDER A HÉRNIA DE DISCO, PRIMEIRO VEJA COMO É UM DISCO SADIO

disco intervertebral sem hérnia de disco

Disco intervertebral

 

Cada disco é composto de:
– Núcleo pulposo (interno)
– Anel fibroso(externo).

Basicamente cada disco é composto de:
– Núcleo pulposo (interno)
– Anel fibroso(externo).

O núcleo pulposo é composto de um material gelatinoso. Já o anel fibroso é feito de um material mais fibroso, funciona como uma capa ou membrana para conter o núcleo.
Cada disco fica localizado entre duas vértebras. As duas principais  funções do disco são:
–  Amortecer os impactos recebidos na coluna (como um amortecedor)
– Fornecer espaço entre as vértebras.

HÉRNIA DE DISCO

Hérnia de disco é a saída parcial do núcleo pulposo do interior do disco, formando uma “saliência” no contorno discal.  Este material interno, o núcleo, passa por um rompimento da capa externa, o anel fibroso, que o envolve. Pode-se observar claramente isto,nas duas figuras abaixo.

HÉRNIA DE DISCO CAUSANDO DOR NAS COSTAS

HÉRNIA DE DISCO, PINÇANDO RAIZES DE NERVOS – VISTA  DE  LADO –

 

Hérnia de Disco pinçando nervos e causando dor nas costas

HÉRNIA DE DISCO, VISTA POR  OUTRO ÂNGULO (DE CIMA)

Vou explicar em linguagem direta e simples: quando um disco está com um “pedaço” seu, saindo para fora do espaço entre uma vértebra e outra, receberá o nome de hérnia de disco.


DOR NAS COSTAS – FRAQUEZA – FORMIGAMENTO (PARESTESIA)

Os problemas principais – dor nas costas, fraqueza e formigamento em pernas ou braços, ocorrem devido a hérnia de disco  (o “pedaço” mencionado), ficar pinçando nervos próximos. Este pinçamento ocorre, pois o espaço por onde passam os nervos que saem da coluna, é limitado (estreito).

Estes nervos são bem longos, tem a sua raiz (começam) na coluna vertebral e terminam na extremidade de um membro – superior (mão) ou inferior (pé). Mais adiante, nesta página, explico isto com detalhes.

A herniação fica comprimindo a raiz de alguns nervos, causando os sintomas: dor nas costas, dores diversas, formigamento e fraqueza.

RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA MOSTRANDO HÉRNIA DE DISCO (CAUSANDO DOR NAS COSTAS)

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA,  VISTA LATERAL - HÉRNIA DE DISCO

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA,  VISTA LATERAL – HÉRNIA DE DISCO

 

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, VISTA DE CIMA - HÉRNIA DE DISCO

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, VISTA DE CIMA – HÉRNIA DE DISCO

 


SIMULAÇÃO DE HÉRNIA DE DISCO

COMPARAÇÃO DE UM BALÃO DE FESTAS COM O DISCO INTERVERTEBRAL

Para facilitar o entendimento do que é uma hérnia de disco, imagine um balão de festas entre suas mãos. Ao comprimir com força, o balão irá formar uma saliência, ficando com uma parte para fora das suas mãos. Esta pedaço, que ficou externo, pode-se comparar à uma hernia de disco.

Balão sem estar apertado. Simulando um disco sadio sem hérnia

Balão sem estar apertado. Simulando um disco sadio sem hérnia

Balão sendo apertado. Simulando um disco com hérnia de disco

Balão sendo apertado. Simulando um disco com hérnia de disco

 

Observe que, o disco, ao sofrer compressão das vértebras,  é obrigado a se dilatar. Esta dilatação é a hernia de disco. Exatamente como ocorreu no exemplo acima, do balão de festas. Veja no vídeo abaixo, com animação em 3D, como isto ocorre dentro do organismo.

Animação em 3D de Hernia de Disco - Protrusão Discal e Abaulamento Discal

Animação em 3D de Hernia de Disco – Protrusão Discal e Abaulamento Discal


Um dos motivos mais comuns do surgimento da hernia de disco é a diminuição do espaço entre vértebras, apertando (comprimindo) o disco. Esta compressão resulta em um segmento do disco não ser contido pelo anel fibroso, saindo dos limites das vértebras.

Hernia de disco comprimindo raiz de nervo

Hernia de disco comprimindo raiz de nervo

Na hérnia de disco, o ligamento longitudinal posterior está íntegro, segurando a pressão causada pela hérnia sobre ele (o ligamento). Veja um desenho de hérnia de disco na fig. ao lado.   Direitos autorais desta página (Quiropraxia, Osteopatia, Acupuntura, mesa de Tração com Flexão para Descompressão ) para Dr. Gilberto Agostinho: https://www.dor-nas-costas.com

Quando ocorre o rompimento deste ligamento, ocorre a hernia de disco extrusa ou seqüestrada. Mais abaixo, nesta página, explico em detalhes.

 

Direitos autorais desta página para Dr. Gilberto Agostinho:  www.dor-nas-costas.com

 

 


CAUSAS DA HERNIA DE DISCO

Hernia de disco contida

Hernia de disco contida

Como visto no vídeo acima, a hérnia de disco surge devido a um aumento na relação: pressão intervetebral / capacidade das fibras do anel fibroso.

Ou seja, quanto maior a pressão intervertebral, maior a chance de ter uma hernia de disco.  Quanto mais fracas as fibras do anel fibroso, maior o risco de surgir uma hérnia de disco.

O aparecimento de hernia de disco não está apenas vinculado ao fator acima descrito, mas a vários fatores:

Em suma, a hérnia de disco, pode ser causada por:

– Degeneração do disco devido envelhecimento

– Acidentes causando compressão nos discos

– Alterações posturais graves

– Excessos no esporte

– Fatores hereditários, etc.

Direitos autorais desta página (Quiropraxia, Osteopatia, Acupuntura, mesa de Tração com Flexão para Descompressão ) para Dr. Gilberto Agostinho: https://www.dor-nas-costas.com


SINTOMAS DA HÉRNIA DE DISCO

A hernia de disco, ao comprimir as raízes dos nervos próximas a ela, causa sintomas em todo trajeto destes nervos e, não apenas, na coluna (dor nas costas).

Na consulta, quando explico que o problema (hérnia discal por exemplo) está apenas num pequeno trecho da coluna, noto uma certa dificuldade do paciente em entender o motivo de sentir os sintomas (dor ciático, fraqueza em perna ou braço, formigamento em braço ou perna) e, não apenas, sentir dor na coluna.

Ou seja, o paciente não entende como pode sentir dor e formigamento numa perna e ser informado que a perna está saudável. E, mais, como pode a causa disso estar tão longe do pé. O sintoma é sentido via Wireless?  Não. A dor é transmitida via cabo !!!

Para facilitar o entendimento disto, fiz este vídeo com animação em 3D.

Hernia de Disco - sua relacao com dermatomos (ciatico) e dor nas costas

Hernia de Disco – sua relacao com dermatomos (ciatico) e dor nas costas

 


MAPA DE DERMÁTOMOS – PARA ENTENDER O MOTIVO DA DOR CIÁTICA – FORMIGAMENTO EM BRAÇOS OU PERNAS E FRAQUEZA

Toda área próxima a hérnia de disco pode ficar comprometida, devido a redução de espaço.

Se a hérnia estiver lateral pode comprimir os nervos no forame de conjugação, causando sintomas do lado que estiver. Explico: uma hérnia de disco do lado direito na região lombar poderá causar: dor nas costas, dor no ciático, fraqueza e formigamento (parestesia) no membro inferior direito.

Se a hérnia discal estivesse na região cervical do lado esquerdo, afetaria o membro superior do lado esquerdo.

Se estiver posterior pode diminuir o diâmetro do canal medular, comprimindo a medula naquele local e causar os sintomas em ambos lados (direito revesando com o esquerdo)

É esta compressão dos nervos, causada pelo material exposto fora do disco, que resulta nos sintomas (dor nas costas e outras dores gerais).

Dependendo de sua localização, causará sintomas diferentes. Por exemplo: apenas dor nas costas, apenas formigamento ou ambos sintomas (dor + formigamento).

Veja no mapa de dermátomos a localização de cada dor, de acordo com o local que surgiu uma hérnia de disco, extrusão discal, protusão, etc

Dor nas costas por hérnia de disco. Mapa da dor - Dermátomos

Dor nas costas por hérnia de disco. Mapa da dor – Dermátomos

 


SINTOMAS  SENTIDOS DE ACORDO COM A LOCALIZAÇÃO DA HÉRNIA DE DISCO

Quando a hérnia de disco ocorrer na região lombar, causará os sintomas de dor lombar, a famosa dor nas costas e/ou dor em pernas, e/ou parestesia (formigamento) em pernas e/ou fraqueza em pernas. A dor em pernas é chamada geralmente de ciático ou dor ciática.

A dor nas costas pode, também, ser chamada de lumbago.

Quando ela estiver na região cervical causará os sintomas de dor na região cervical (nuca) e/ou parestesia em braços e/ou fraqueza em braços. Poderá, também causar cefaleias (dor de cabeça).  Direitos autorais desta página (Quiropraxia, Osteopatia, Acupuntura, mesa de Tração com Flexão para Descompressão ) para Dr. Gilberto Agostinho: https://www.dor-nas-costas.com

Como exemplo: veja no mapa de dermátomos acima,  a localização da dor ciática. Causada por hérnia de disco em vértebras lombares.

Então, a pessoa que tiver uma hérnia de disco comprimindo raiz de nervo na altura da L4, poderá sentir dor iniciando na cintura e descendo pela lateral e parte anterior da coxa e perna. A dor poderá descer até o pé ou, apenas, até o joelho. Isto dependerá do tamanho da hernia de disco e da pressão que estiver exercendo sobre a raiz do nervo ciático.

HÉRNIA DE DISCO PODE AFETAR O DESEMPENHO SEXUAL ?

O fato de algumas hérnias de disco poderem atrapalhar o desempenho sexual é pouco abordado.

Claro que não são todas as hérnias de disco que afetarão o desempenho sexual, apenas algumas. São as que estejam localizadas em determinado segmento da coluna lombo sacra. São as vértebras por onde passam nervos importantes da região genital.

Quando esses nervos da região genital são amassados (pinçados) na sua raiz (ao passarem pela saída da coluna vertebral) podem afetar o sexualidade.

Muitos pacientes, principalmente os homens, ficam depressivos devido a diminuição da sua capacidade sexual sem imaginar que a causa está apenas numa simples hérnia de disco, que pode ser tratada facilmente.

Direitos autorais desta página  (Quiropraxia, Osteopatia, Acupuntura, mesa de Tração com Flexão para Descompressão ) para Dr. Gilberto Agostinho: https://www.dor-nas-costas.com



HÉRNIA DISCAL: POSSO TRATAR SEM CIRURGIA ?

Fique  tranquilo, 9 de cada 10 hérnias de disco não devem recorrer à cirurgia. O tratamento correto resolve muito bem o problema. O  tratamento que efetuamos é reconhecido mundialmente e oferece resultados maravilhosos e, o que é melhor, sem cirurgia. Saiba mais sobre nosso tratamento, clicando aqui

A primeira atitude que deve ser tomada é procurar ajuda profissional ao sentir dor. Nunca se auto medicar, nem tentar resolver sozinho, pois apenas estará piorando o problema.

Direitos autorais desta página (Quiropraxia, Osteopatia, Acupuntura, mesa de Tração com Flexão para Descompressão ) para Dr. Gilberto Agostinho: https://www.dor-nas-costas.com

EXERCÍCIOS FÍSICOS: SIM OU NÃO ?

Ouço todo dia esta pergunta, em todas as consultas que efetuo com os pacientes. A resposta é: “Depende”. Tem exercícios que até podem ser feitos, pois não vão piorar a situação. Tem outros exercícios que vão piorar muito a hérnia de disco.

São muitas variáveis a serem analisadas:

  • tipo e local da hérnia,
  • se está pinçando determinado nervo,
  • qual o exercício,
  • qual o alongamento,
  • como será executado o exercício,
  • como será executado o  alongamento,
  • qual a intensidade que será feito o exercício ou alongamento,
  • qual a amplitude do exercício ou alongamento (muito cuidado com o efeito do “braço de alavanca”. Isto é uma questão que nós  estudamos a fundo na faculdade, numa matéria chamada “Biomecânica”),
  • etc

Eu poderia escrever uma lista muito maior, mas iria alongar sua leitura.  Para decidir se pode ou não fazer algum exercício físico, precisa de um profissional capacitado.  O paciente não deve tomar esta decisão sozinho.

É muito comum eu receber pacientes que veem ao meu consultório em cadeiras de rodas, devido terem causado grave piora do seu quadro, após terem visto algum “vídeo sobre exercícios” e ter realizado-os, sozinho em sua casa. Antes tinha um simples abaulamento ou protrusão  (leves estágios iniciais da hérnia de disco), após os esforços físicos piorou o estágio do problema.

Então, repito o que já escrevi lá em cima: ao sentir dor, a primeira atitude que deve ser tomada é procurar ajuda profissional. Nunca se auto medicar, nem tentar resolver sozinho.

VOLTAR