hernia-de-disco-postura

HÉRNIA DE DISCO e DOR NAS COSTAS – RELAÇÃO COM A POSTURA.

Continuando a página sobre Hérnia de Disco, agora explicarei a relação entre hérnia de disco e a postura.

Pessoas que permanecem por longos períodos sentadas de forma errada, desleixada tendem a sofrer deste mal.

Exercícios de forma errada, como o iniciante em musculação que no desejo de criar músculos rapidamente exagera na carga. Realizando exercícios sem orientação profissional poderá ser vítima de, inicialmente, dor nas costas, evoluindo para uma hérnia de disco.

Algumas pessoas, devido a esforços constantes e repetitivos, tem um leve rompimento no anel fibroso. Sem saber e nem sentir nada, no dia que fizer um esforço maior o anel fibroso poderá abrir uma fenda. Ocasionando a dor forte da hérnia de disco.

A pessoa que já possui um esgarçamento no anel fibroso,  pode sentir apenas leve dor nas costas ou, até, viver sem dor alguma. Mas, por exemplo, se sofrer um acidente causando impacto na coluna, poderá aparecer uma hérnia de disco imediatamente.

ATIVIDADES DIÁRIAS E EXERCÍCIOS E HÉRNIA DE DISCO

Escoliose e Hernia de Disco

No dia a dia, carregar peso de forma inadequada também pode causar hérnia de disco (ou apenas dor nas costas, dependendo de cada pessoa).

Uma dona de casa que exagera nas suas atividades domésticas, arrastando os móveis, carregando botijão de gás, sacola de feira, tudo de maneira errada, é forte candidata a ter dor nas costas devido o esforço.

Explico, em outra página minha, como devem ser feitas as AVDs (atividades de vida diária) de forma correta para evitar dor nas costas.

Quem possui desvios posturais deve tomar cuidado a mais na prática de atividades físicas intensas, senão poderá sofrer de dor nas costas constante, chegando a desenvolver hernia de disco.

Pessoas que tenham escoliose e iniciam um determinado esforço físico regularmente, precisam de orientação profissional.  Sem observar a devida ergonomia, poderá apresentar, inicialmente, dor nas costas. Após meses realizando os esforços, poderá surgir um abaulamento discal, depois protusão discal, que caminhará para hernia de disco se não corrigir ou tratar.

EXERCÍCIOS FÍSICOS

Na fase aguda, aquela fase de dor intensa ou formigamento forte, sempre sugiro repouso. A atividade física nesta fase somente retarda a recuperação.

Quando a fase aguda é ultrapassada com tratamento adequado,  a pessoa pode começar (ou reiniciar) atividades físicas.  Existem vários esportes e exercícios bons. Eu particularmente sempre recomendo natação (não desmerecendo outas atividades físicas).

A natação é maravilhosa pois fortalece muito os músculos, porém de forma alongada e a carga sobre a coluna é bem baixa.

Caminhada também é uma atividade muito boa, sem contra indicação. A caminhada ideal deve ser realizada sem carregar pesos, numa velocidade normal (sem excessos).

O ideal, enquanto estiver caminhando, é manter a coluna firme. Para isso é bom manter uma leve contração abdominal e continuar respirando normalmente. Repito: LEVE contratura dos músculos do abdome.

Claro que existem outras atividades físicas boas. Sempre fale com um profissional para analisar o seu caso específico.

Direitos autorais desta página (Quiropraxia, Osteopatia, Acupuntura, mesa de Tração com Flexão para Descompressão) para Dr. Gilberto Agostinho: https://www.dor-nas-costas.com

VOLTAR PARA  A  PÁGINA DE HÉRNIA DE DISCO